Qual a diferença entre aplicativo, sistema, software e programa?

Muitos buscam soluções para informatizar os processos de controle e gestão do estacionamento, porém as nomenclaturas são diversas e o artigo a seguir explica se existe a diferença entre esses termos.

Aplicativo

Aplicativo é um termo muito usado quando se refere à sistemas de dispositivos móveis como smartphones. Aplicativo também pode ser chamado de aplicação. 

Segundo o Wikipédia, o termo tem esse significado:

Aplicação móvel  ou aplicativo móvel , conhecida normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, telefone celular, smartphone ou um leitor de MP3. Esta aplicação pode ser instalada no dispositivo, ou se o aparelho permitir descarregada pelo usuário através de uma loja on-line, tais como Google Play ou, App Store”

Por mais que, popularmente, seja conhecido assim. Aplicativo tem o mesmo significado de sistema, software ou programa. Porém, popularmente, quando falamos de aplicativos, estamos nos referindo aos aplicativos móveis que são softwares instalados em dispositivos móveis como o Smartphone.

 

Programa

Programa é um nome bem popular para sistema. A origem dele é derivada do ato de programar ou programação, sendo o objeto ou resultado da programação.

Segundo a Wikipédia, Programa é:

Um programa de computador ou programa informático é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.”

 

Sistema e Software

Ambos são a mesma coisa, porém “Software” significa “Sistema” em inglês. Segundo o WikiPédia, Software é:

Um software normalmente é composto por diversas funções, bibliotecas e módulos que gera um programa executável ao final do processo de desenvolvimento e este, quando executado, recebe algum tipo de “entrada” de dados (input), processa as informações segundo uma série de algoritmos ou sequências de instruções lógicas e libera uma saída (output) como resultado deste processamento. Um software bem desenvolvido é normalmente criado pela área engenharia de software e inclui não apenas o programa de computador em si, mas também manuais, especificações e configurações.”

 

Resumo

Desde redes sociais, transações bancárias, envio de e-mail, SMS e vídeos, contadores de tabelas de preço de estacionamento ou sistemas e gestão para lava-rápido.. Os sistemas têm diversas formas, mas são tecnologias digitais para entregar valores aos usuários.

Logo, não existe diferença nenhuma. São termos que significam a mesma coisa. Porém, cada um tem sua origem como explicado anteriormente

24 de abril de 2020 - por Jump tecnologia