Comprar ou alugar um sistema para seu negócio?

Entenda qual opção traz mais benefícios e nunca mais fique no prejuízo!

Quando o assunto é adquirir um software para controle de estacionamento e lava-rápido, a dúvida entre comprar ou alugar é frequente. Listamos neste artigo alguns pontos importantes para mostrar qual opção te traz mais vantagens.

Primeiro vamos entender a diferença básica entre compra e aluguel. A recorrência, aluguel ou assinatura é um modelo de pagamento em que os valores são pagos periodicamente,ao invés de uma única vez ou parcelados, o que seria uma compra. Alguns exemplos de empresas que utilizam assinatura como modelo de cobrança com seus clientes são a Netflix, Conta Azul, Jump Park, entre muitas outras.

Partindo daí, listamos alguns pontos decisivos na hora de escolher entre o aluguel ou a compra.

ATUALIZAÇÕES E MELHORIAS CONSTANTES

Uma vantagem de alugar um sistema é que essa assinatura mantém o fornecedor sempre em contato com o cliente, então qualquer atualização, ou melhoria, é imediatamente entregue ao contratante sem a necessidade de adquirir outro sistema ou pagar um valor extra, pois a assinatura já inclui esses benefícios contínuos.

Mudanças como a troca de placa de veículos para o modelo Mercosul ou alterações de documentação de Nota Fiscal das prefeituras, são facilmente gerenciadas pelo sistema de gestão alugado, sem gerar muitas preocupações ao proprietário do negócio.

Os sistemas que trabalham como serviço, que são alugados, também oferecem fácil acesso para atualizações, como nas lojas de aplicativos móveis ou download pela internet do seu computador.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Escolher uma empresa especializada em tecnologia para evoluir e dar manutenção contínua no sistema lhe trará mais foco na comercialização e gestão do seu negócio. Tornando sua empresa mais produtiva e eficiente e, consequentemente, aumentará a qualidade do serviço prestado. Além de focar na atividade-fim de seu negócio, e não no desenvolvimento de programas e sistemas.

A compra, no longo prazo, é naturalmente mais barata dependendo do sistema. Porém, não há manutenção, suporte nem melhorias contínuas.

SUPORTE DE QUALIDADE

Alugando um sistema você conta com o suporte, pois estará sempre em contato com o fornecedor através da assinatura do produto ou serviço.

No caso de um sistema de controle de estacionamento e lava-rápido que depende de uma operação estável, sem interrupções, o suporte é essencial. Prontidão para realizar mudanças no software quando necessário e dirimir dúvidas dos clientes são características que qualquer gestor deve buscar.

VIABILIDADE ECONÔMICA

Inicialmente, através do aluguel do sistema de gestão, você paga um valor muito mais acessível em relação ao de compra do sistema, e com essa economia você poderá investir em outras finalidades no seu negócio.

Outro ponto importante é a redução do custo de instalação, o que viabiliza iniciar novos negócios ou até a troca de sistema.

TECNOLOGIA NUVEM

Mais uma vantagem do aluguel de um sistema é que ele permite que o cliente tenha acesso a funcionalidades inovadoras por um preço muito mais acessível, como a tecnologia nuvem, em que todas as informações- como faturamento e entrada e saída de veículos, entre outras- são salvas nos servidores a distância (nuvem) e não somente no smartphone, permitindo o acesso de qualquer lugar e aparelho.

A Jump Park, por exemplo, aluga o servidor Azure (Microsoft), e consegue entregar para o cliente essa tecnologia segura e prática por um custo muito menor que já está incluído no valor da assinatura.

RISCO

Já imaginou comprar algo e simplesmente ter que deixar de usar por motivos diversos? Esse é um enorme risco que os clientes correm ao comprar um produto.

Ao fazer uma assinatura- ou alugar- ocorre a praticidade de pagar pelo acesso ou uso, ou seja, o cliente pode cancelar a qualquer momento e deixar de realizar o pagamento sem prejuízos.

RESUMO

Percebeu a diferença? Para evitar arcar com custos extras de suporte, manutenção e atualizações e ter acesso à cada vez mais funcionalidades, qualidade e comodidade, prefira alugar um sistema invés de comprá-lo, garantindo assim mais benefícios para o seu negócio.

12 de setembro de 2019 - por Jump tecnologia